15 de dez. de 2012

Grata surpresa: guitarra Walczak Custom Shop e humbuckers Malagoli

Alguns dias atrás, anunciei a venda de uma guitarra na internet. Coisa de guitarrista, que de vez em quando, sofre crises crônicas de GAS, assim como outras espécies humanas que tendem ao profissionalismo quando se trata de seus hobbies. Detalhe é que eu fiquei um tempão interessado nessa guitarra anunciada, uma Tagima Vulcan. Vai entender...
Fotos feitas, anúncio publicado e uma vontade imensa de pegar uma boa Telecaster: esse era meu intuito. Aparecem os interessados de sempre, geralmente propondo trocas. Na nossa realidade, é muito difícil vender guitarras a particulares. Grana é coisa escassa, mas uma troca sempre deve ser analisada como uma boa opção, até mesmo porque o que vem no rolo pode ser revendido, trocado novamente e por aí vai.
Apareceu uma oportunidade de troca inusitada pra mim: uma Walczak Custom Shop. Não conhecia da marca mais que duas Teles de amigos que precisavam de regulagem e me agradaram, mas não chegaram a me impressionar. Marquei o encontro e efetuei a troca e aí está a belezinha oriunda da Custom Shop Division da Walczak:







Completamente customizada, a guitarra me remeteu imediatamente a uma Charvel San Dimas. Corpo de stratocaster em cedro-rosa, braço em marfim, ambos de excelente qualidade. O acabamento acetinado permite ver belíssimos veios do corpo contra a luz e o sustain proporcionado pelas madeiras selecionadas é incrível, chega a lembrar um teclado. Não há defeitos na construção e pode-se dizer que o trabalho da Walczak é admirável, digno de uma Custom Shop.
A chave é do tipo Les Paul de 3 posições e cada um dos potenciômetros é de volume, dotado de push-pull, splitando os excelentes humbuckers Malagoli Custom 59, no braço, e 84, na ponte. A ponte é fixa, as tarraxas são Planet Waves Auto Trim (com trava) e também foram instalados string retainers com roletes, para minimizar ao máximo a perda de afinação. Os trastes são os jumbo 6100, da Dunlop.
O resultado é uma guitarra confortável, de som extremamente equilibrado e excelente tocabilidade, versátil ao extremo. O dono anterior fez questão de que a guitarra tivesse a parte elétrica blindada com folha de cobre, o que faz dela um instrumento bastante silencioso. 
Não se deixe enganar pelo corpo de stratocaster. Os humbuckers Malagoli dão magníficos timbres de Les Paul a essa máquina de timbres. Soam gordos, bem cheios, repletos de equilíbrio em todas as frequências, mas convém dizer que achei os graves absolutamente perfeitos. Não embolam o som em momento algum, seja numa bela levada clean ou com drive. Lembram os modelos que servem de parâmetro, o Seymour Duncan 59 e o Gibson 84T (este último foi o captador que equipou a icônica guitarra usada por Eddie Van Halen na turnê do álbum 1984), mas não deixam de mostrar sua personalidade. Quando splitados, as possibilidades de timbre mudam completamente. Há sons que lembram stratocaster, no 59, com drive low-gain, bem como o 84 Custom splitado lembra bastante o captador da ponte de uma Telecaster. São excelentes timbres, tanto de humbuckers quanto de singles.
Deixando de ler pra ouvir, espero que curtam os samples que gravei usando apenas o miniestúdio digital Boss Micro BR, cujos efeitos são derivados da pedaleira Boss GT-6. Se quiser começar pelos sons com drive, role até o fim da postagem.

4 comentários:

  1. Olá!
    Você poderia me ajudar numa questão. Você gravou com o boss mini estudio certo, o micro BR.

    Estou precisando de um aparelho para estudar durante a noite, que tenha um bom som, um timbre de guitarra de verdade e não aquele som feito que você consegue quando liga um fone de ouvido no amplificador.

    Você acha que o microBr me atenderia? Ele tem um som legal de guitarra?

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que posso, amigo!
      Se o seu objetivo é estudar guitarra sem incomodar ninguém e com bons timbres, creio que o Boss Micro BR certamente poderá atendê-lo. Todos os samples deste post foram gravados nele e modéstia à parte, estão todos muitos legais, daí você já pode perceber a qualidade do áudio gravado nele. Como ele tem os mesmos efeitos da Boss GT-6, há 80 bancos, com os mais variados efeitos e simulações de amplificadores pra criar ótimos sons com facilidade.
      Vale destacar que minha aquisição do Boss Micro BR foi motivada inicialmente por ter algo portátil que me permitisse estudar sem incomodar meus colegas de trabalho em momentos mais livres. Nunca ouvi uma reclamação!
      Espero ter ajudado.
      Abração!

      Excluir
  2. Opa, tudo bem? Estou procurando uma guita com hardtail. Aceitaria trocar a sua pela minha? abraço! http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511799372-walczak-strato-custom-shop-braco-colado-luthier-_JM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela proposta, Luiz. Essa Walczak já tem outro dono no momento. Obrigado pela proposta e por ter pintado aqui no blog.

      Excluir